top of page
Buscar

Festival INDEX: entre 12 e 14 de Julho em São Paulo


INDEX é o festival de som, corpo e imagem da Editora Leviatã e reúne artistas da cena nacional e internacional em três dias de programação gratuita no Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, de 12 a 14 de julho.

Fundada em 2017, a Leviatã surge com o propósito de documentar a cena artística que transita por São Paulo, criando projetos editoriais com artistas convidados com foco na produção audiovisual, que resultam não apenas em lançamentos de vídeos, mas em registro histórico de um recorte cultural em trânsito pela cidade.


Por sua vez, o INDEX reúne, desde 2019, propostas e artistas que dialogam com o trabalho da editora e constroem a cena artística da qual ela faz parte. O festival chega à sua sexta edição em 2024, realizada em parceria com o Arquivo Histórico Municipal (AHM) no intuito de legitimar uma à outra seus patrimônios culturais (e) edificados e fomentar a ocupação do espaço público, incorporando também a arquitetura do local, de Ramos de Azevedo, às propostas artísticas em si em um diálogo entre música, performance, audiovisual e o próprio entorno.


A utilização de espaços não convencionais pelo INDEX provoca a relação entre palco, apresentação e público e, nessa edição, reforça a discussão sobre memória e documentação ao ocupar um local cujo compromisso é a própria preservação da memória.


A programação inclui mais de 30 artistas, do Brasil, Canadá, da Argentina e Suíça, com curadoria de Iago Mati e apresentações de música, arte sonora, dança e performance, além de duas instalações, exibições de obras audiovisuais, incluindo lançamentos da editora Leviatã, uma oficina de Colagem Sonora e atividades no AHM, com visitas patrimoniais guiadas e uma exposição.A edição conta também com o apoio do Coletivo Desvio Padrão, buscando garantir maior acessibilidade para todas as pessoas.


Programação completa: https://leviata.org/index-n6


FICHA TÉCNICA:

Realização: Leviatã, Fomento à Música,Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de São Paulo

Direção e curadoria: Iago Mati

Redação: Amanda Obara

Identidade e composições visuais: Natasha Xavier

Fotografias das composições: Vicente Otávio

Produção geral: Uirapuru Produtora

Diretora de produção: Manoela Wright

Produção geral: Luciana Geoffroy

Produção Arquivo Histórico Municipal: Fabiana Pinotti  

Som: Eduardo Magliano

Técnico de som auxiliar: Caio Terra

Roadies: Carol Doro e Cibele Minder

Iluminação: Matheus Leston

Produção: Amanda Obara e Sachais Couto

Assessoria de imprensa: Yasmin Bianco (Assessoria Bianco)

Parcerias: Coletivo Desvio Padrão, Casa Líquida, Estúdio Sem Piscina

Apoio: Arquivo Histórico Municipal, Pro Helvetia, Conseil des arts et des lettres du Québec (CALQ)





0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page