top of page
Buscar

CHIII - FESTIVAL DE MÚSICA chega à terceira edição




Após a tese vem a antítese. O resultado é a síntese. Um, dois e três. Mesmo que a música experimental não funcione com essa lógica cartesiana, CHIII - Festival de Música Criativa alcança a marca de três edições e feito um triângulo estabelece uma base sólida - com programação expandida em relação a 2021 -, que fixa o festival como pura liquidez, fluidez e imprevisibilidade. CHIII aponta para o céu porque é nele que reside a ausência de limites. CHIII é um compasso livre no espaço rabiscando criações e emoldurando-as com margens inimagináveis. A terceira edição começa na terça dia 5 de julho e vai até o dia 17 do mesmo mês, com uma programação que em 2022 está centrada em artistas brasileiros.

Tanto é que a homenageada da ocasião é Vânia Dantas Leite, precursora no uso de sintetizador analógico na música eletroacústica. A pianista e cravista, reconhecida pela linguagem musical que desenvolveu com o sintetizador AKS, faleceu em 2018 e terá seu legado revisitado por um show de abertura do festival no Centro Cultural São Paulo, às 20h30, do dia 5. O show tem duas partes e os ingressos precisam ser retirados uma hora antes da apresentação.

Julia Teles, Amanda Jacomet e Márcia Taborda, parceira artística ao longo vida de Vânia, farão releituras da obra da musicista ao vivo com a inserção de uma composição feita exclusivamente para a homenagem. Apresentado no dia 09/07, a partir das 18h, o Cine Vânia trará a exibição de seis peças audiovisuais que Vânia fez em parceria com as artistas Anna Maria Maiolino, Simone Michelin e Valéria Costa Pinto. O tema/homenagem tinge a curadoria da edição atual com timbres voltados para sonoridades eletrônicas.

Na quarta, 06/07, às 20h, o CHIADO faz sua estreia e traz a saxofonista e improvisadora argentina Ada Rave e o multi instrumentista Paulo Santos para inaugurar a terceira temporada online do podcast, transmitida pela dAdARAdio. Ao todo serão quatro episódios.

Uma das novidades de 2022 é o CHIIIUUU, o show secreto a ser realizado no dia 10/07, às 16h, no Galpão CRU. O público não sabe o que vai ver e ouvir, os artistas tocam às escuras. Só descobrem quem serão os colegas de palco poucos minutos antes da performance.


À convite da diretora artística e curadora Manoela Wright e do curador Juliano Gentile, uma dupla de artistas, pesquisadores e musicólogos seleciona artistas para compor uma obra audiovisual, com Noise Invade, do Rio de Janeiro; Pequenas Sessões, de Belo Horizonte; Desmonta de São Paulo e Desmanche, de Roraima. Cada uma com 10 minutos de duração e com exibição via YouTube nos dias 08 e 15/07, às 20h.

As apresentações ao vivo serão feitas no Galpão CRU, Barra Funda, em dois sábados. O primeiro, dia 09/07, tem Mbé, artista carioca que se apresenta com um sintetizador junto da artista visual Gatopretopulando, de São Paulo. Já no dia 16/07 é a vez de Raiany Sinara e Ricardo Aleixo subirem ao palco. Quem encerra o festival é a Dj Kenya20Hz e artista visual A1219.

Em parceria com o Jazzfest Berlin, em 2021, Manoela e Juliano fizeram a curadoria de quatro grupos de São Paulo para compor a programação da 58a edição do festival. As obras foram criadas à distância e apresentadas digitalmente em quatro telas no ano passado, ao vivo, durante a realização do festival. No dia 09, as obras serão re- exibidas em uma instalação no Galpão GRU, às 18h.

Fruto de uma parceria com o Goethe-Institut São Paulo e o Goethe-Institut Munich, o trio The Liz se apresenta ao lado da saxofonista curitibana Dharma Jazz no dia 09/07 no Galpão CRU e ainda ministra a oficina "Faça Você Mesmo” uma oficina de produção de performance que tem a improvisação livre e a música como centro, e explora as artes visuais, a dramaturgia e a literatura. A oficina acontece no próprio Goethe-Institut nos dias 11,12 e 13/07 e no dia 14/07 o resultado será exibido como parte da programação do CHIII 2022, às 20h30.

Quem encerra a terceira edição do festival, dia 17 às 14h, é um dos destaques do CHIADO, a drag queen Bitch Pitch com o músico carioca Tantão.

Caio Luiz, jornalista e produtor de conteúdo

Serviço CHIII – Festival de Música Criativa De 05 a 17 de julho de 2022. Programação completa no site oficial: https://www.festivalchiii.com/

Todas as atividades do festival serão gratuitas.

19 visualizações0 comentário
bottom of page