Sona Jobarteh é a primeira mestra de kora feminina em uma linhagem familiar de mais de 100 gerações consecutivas de homens que mantêm as tradições dos Griots da África Ocidental. Em respeito a essa herança, Sona fundou a Academia Gâmbia em 2015. Essa instituição oferece uma educação abrangente e holística centrada na África para todos os seus jovens estudantes e concede aos graduados a oportunidade de acrescentar a essa impressionante herança.
Desde seu primeiro lançamento geral, "Fasiya" (2011), Sona e sua banda se apresentaram em mais de cinquenta países e agora retornam ao Brasil. Seu conjunto ao vivo atual é sustentado por ritmos cativantes, virtuosismo impressionante e momentos especiais de participação da plateia. Ela apresenta seu mais recente álbum premiado, "Badinyaa Kumoo", com participações de Youssou N'Dour, Ballaké Sissoko, Kirk Whalum, Ravid Kahalani e Jock Webb. Seu repertório continua a incluir favoritos de "Fasiya" e os concertos deste ano também contam com a participação de seu filho de dezesseis anos, o mestre Griot e balafon em ascensão, Sidiki Jobarteh-Codjoe.
Ficha técnica:
Sona Jobarteh: Kora, Guitarra e Vocais
Andrew Mclean: Baixo e Vocais
Eric Appapouley: Guitarra e Vocais
Sidiki Jobarteh-Codjoe: Balafon e Vocais
Mouhamadou Sarr: Percussão
Yuval Wezler: Bateria e Vocais
Sona se apresenta nos dias 26 e 27 de outubro na programação do Sesc Jazz. Os ingressos começam a ser vendidos dia 11 de outubro as 17h no portal do Sesc São Paulo: https://sescjazz.sescsp.org.br/programacao/sona-jobarteh/
Comentários