Buscar

Women's Improvising Group


Em Outubro de 2019 a Uirapuru Produtora em parceria com o festival Sesc Jazz reuniu a formação inédita do grupo Women's Improvising Group.

O jazz experimental do Women’s Improvising Group marcou época. O grupo foi criado em 1977 em Londres, na Inglaterra, em resposta ao lineup do festival Music in Socialism, que só tinha bandas formadas por homens. Incomodada, a escocesa Maggie Nicols, junto com a inglesa Lindsay Cooper ( 1951-2013), convocou outras mulheres e assim nasceu uma das primeiras formações femininas de improviso no jazz de que se tem notícia.


Os shows do Sesc Jazz vão reviver a memória do Women’s Improvising Group e sua importância histórica. Maggie, única remanescente da formação original, em parceria com Manoela Wright convidou mulheres artistas de diferentes países da Europa e do Brasil, para se apresentarem juntas. Todo show do Women’s Improvising Group é uma surpresa. Não existem letras, canções ou vozes melódicas. Aliás, quando usam a voz é para transformá-la em mais um instrumento.

Maggie Nicols (voz) Charlotte Hug (voz e viola) Caroline Kraabel (voz e saxofone alto) Matilda Rolfsson (percussão) Sarah Gail Brand (trombone) Mariá Portugal (bateria) Joana Queiroz (clarinete e clarone) Bella (eletrônicos) Nanati Francischini (guitarra) Mariana Carvalho (piano)


0 visualização