top of page
Buscar

CHIII realiza 2ª edição online com podcast e convidados inéditos



CHIII realiza 2ª edição online com podcast e convidados inéditos


A palavra experimental é usada para definir a criação musical que coloca em xeque os padrões e formatos consagrados de música comercial. No entanto, quando o termo é observado com lente de aumento, ele se ramifica em música eletrônica, concreta, improvisação livre, minimalista, noise, e muitas outras vertentes.

Talvez a expressão por si só já não mais consiga abarcar toda a diversidade exploratória que existe paralelamente, porém descolada da indústria fonográfica convencional. Em vez de se preocupar em determinar o que é o universo musical que transcende 12 notas, a 2ª edição do CHIII – Festival de Música Criativa se concentra em expandir o estranhamento que a quebra de linguagens sonoras provoca. Feito entre os dias 13 e 25 de abril, CHIII não enquadra, mas busca tensionar formatos e assumir riscos ao ser um festival de encontros online.

“Qual é o papel de um festival hoje?”, foi a pergunta que Juliano Gentile, um dos curadores do festival, fez à própria organização do CHIII. Promover ligações é a resposta. “Entendemos que nesses encontros há uma linha de curadoria, mas que não entra em nichos específicos exatamente para que haja conexões. Junto com a aposta em obras feitas para a internet, essa é a mola propulsora do festival.”

Em parceria com a rádio antenAZero, a abertura do festival será no dia 13 de abril e comprova a declaração acima por se tratar de um podcast, batizado de CHIADO, que é dividido em cinco programas que propõe a colaboração às cegas de dois artistas em cada capítulo. O convidado recebe uma gravação de outro músico e se vê diante de uma obra para co-criar e reinventar. Cada apresentação do duo convidado é seguida de uma conversa, promovida por Juliano Gentile e Angela Novaes, que dá sequência ao processo constante de provocar e despertar para o desconhecido.


A ampliação de fronteiras avança em outros sentidos na 2ª edição, que conta com 11 apresentações e cerca de 40 artistas, sendo que quase todos são inéditos, ou seja, não estiveram presentes na primeira edição de 2019. Os músicos serão distribuídos em dezenas de atrações que serão exibidas no canal oficial de Youtube e no portal festivalchiii.com.


“Artistas com diferentes bagagens são provocados a dialogarem musicalmente sem nunca antes terem se visto. Além dos encontros musicais, o festival proporciona também ações educativas/formativas e conversas entre músicos, selos, produtores, jornalistas, pesquisadores, casas de shows e profissionais do mercado da música livre”, acrescenta a diretora e curadora Manoela Wright.


Diferente da edição debute, quando o festival se via mais centralizado em convidados europeus, a recente edição celebra artistas que criam fora da caixinha no Brasil e na América Latina – convidados da Argentina e do Chile estarão presentes. CHIII também traz sessões de conversas para estimular discussões em torno de assuntos que gravitam em torno da música criativa. Jornalismo musical, o papel dos selos no lançamento de discos, novos formatos e política cultural estão entre os temas.


A 2ª edição subverte a tendência atual de lives com apresentações gravadas já com o pensamento de firmar uma frente de conteúdo pensado exclusivamente para a internet sem a tentativa de simular um show real. O festival traz três grupos de São Paulo que gravaram repertórios no Leviatã, casa interdisciplinar que se tornou referência em arte contemporânea localizada no centro da cidade.

Dessa maneira, ao comparar-se com a edição passada, a própria estrutura do CHIII se contesta. Persegue outros caminhos para que o festival experimente consigo mesmo e não siga a tendência que o mercado da música estipula ao se segmentar demais. “Queremos instigar os artistas a criarem no formato digital, explorar como é a experiência da música livre não presencial”, disse Manoela Wright.


Texto: Caio Luiz

Serviço

CHIII – Festival de Música Criativa

De 13 a 25 de abril

Programação gratuita disponibilizada no site oficial: festivalchiii.com



15 visualizações0 comentário
bottom of page